Acontece, entre os dias 04 e 05 de novembro, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília, reunião para monitorar os resultados parciais obtidos pelas redes e projetos aprovados na Chamada 35/2012 e avançar na proposta de elaboração de um livro de divulgação científica do PPBio e GEOMA, destinado para o público geral.

A Reunião de Acompanhamento & Avaliação das Redes e Projetos aprovados na Chamada MCTI/CNPq nº 35/2012 – referentes às ações do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e da Rede Temática de Pesquisa em Modelagem Ambiental da Amazônia (GEOMA).

Os 43 projetos aprovados na chamada contemplam 6 redes temáticas referentes ao Programa PPBio e Geoma,  abrangendo os Biomas Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado e Campos Sulinos.

Participa do encontro os coordenadores de redes e projetos de pesquisa e do Comitê Avaliador do PPBio/GEOMA, composto por pesquisadores de destaque na área. A programação conta ainda com uma palestra sobre o tema “Produção de Conhecimento”, a ser proferida pela Profª. Lea Maria Velho (UNICAMP). Segue anexa, a programação completa da Reunião de Acompanhamento & Avaliação do PPBio/GEOMA.

PPBio

Criado em 2004, o Programa de Pesquisa em Biodiversidade PPBio, tem  como objetivo  intensificar estudos sobre biodiversidade no Brasil, descentralizar a produção científica dos centros desenvolvidos academicamente, integrar atividades de pesquisa e divulgar os resultados para diferentes finalidades, como gestão ambiental e educação. Ele está estruturado em três componente principais: InventáriosColeções Temáticos e possui diversos Núcleos Regionais e Projeto Parceiros pelo país.

O CNPq participa deste Programa como membro do Comitê Científico, além de operacionalizar a implementação dos auxílios a pesquisa e bolsas. Auxilia também no acompanhamento e avaliação do desempenho dos projetos juntamente com o Núcleo Coordenador do PPBio. Saiba mais.

GEOMA

A Rede Geoma é a primeira Rede de Pesquisas do Ministério de Ciência e Tecnologia que integra 6 unidades de pesquisa deste Ministério, sendo três sediadas na região Norte: Instituto Nacional de pesquisa da Amazônia- INPA/AM, Museu Paraense Emilio Goeldi – MPEG/PA e Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá – IDSM/AM e três no Sudeste: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, Instituto de Matemática Pura e Aplicada -IMPA e Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC.

O objetivo desta Rede é desenvolver modelos computacionais capazes de predizer a dinâmica dos sistemas ecológicos e socio-econômicos em diferentes escalas geográficas, dentro do conceito de sustentabilidade; auxiliar a tomada de decisão nos níveis local, regional e nacional, ao fornecer ferramentas de simulação e modelagem e contribuir na formação de recursos humanos nos níveis de mestrado e doutorado. Saiba mais.

Para acessar a programação completa da Reunião de Acompanhamento & Avaliação do PPBio/GEOMA, clique aqui

Coordenação de Comunicação Social do CNPq