Divulgação do conhecimento

 O PPGECO desenvolve ações dos mais variados tipos no que diz respeito à divulgação do conhecimento que é produzido acerca da área de Ecologia, tendo em vista que uma das principais metas do Programa é suprir a carência de profissionais capacitados nessa área na região Norte do Brasil. O Programa está envolvido em iniciativas como o PPBio Amazônia Oriental, onde integrantes do corpo docente do PPGECO desenvolvem ações de nivelamento técnico e treinamento em instituições de ensino e pesquisa nos estados do Pará e Amapá, buscando reduzir  as lacunas que existem nestas instituições e estimular a formação e consolidação de grupos interinstitucionais de pesquisa. Além disso, os docentes do Programa também participam de discussões regionais e nacionais que promovam a elaboração de políticas públicas voltadas para o meio ambiente.

   

Veja nossa seleção de artigos, com explicações em português, das produções geradas por nossos discentes e docentes.

 

 - Florestas tropicais: fonte ou sumidouro de carbono?  

Pesquisadores nacionais e internacionais, entre eles Fernando Elias, discente do PPGEco, publicaram na revista Science novo estudo que mostra que temperaturas diárias acima 32°C potencializam a emissão de carbono por florestas tropicais.

 

 - Vegetação nativa e riachos: evitando colapsos da biodiversidade  

Pesquisadores brasileiros de 26 Instituições de Ensino e Pesquisa (entre eles quatro docentes do PPGECO) publicaram um artigo na Journal of Applied Ecology mostrando quanto os ecossistemas aquáticos estão sofrendo com as alterações ambientais causada pelas ações humanas.