O Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGECO) foi criado em 2015, por meio de um convênio firmado entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e Embrapa Amazônia Oriental e visa avançar no conhecimento teórico e empírico da Ecologia, incluindo suas abordagens básicas que são a autoecologia, a biologia de populações e os estudos de comunidades e ecossistemas.

Oferecendo Mestrado Acadêmico e Doutorado, o PPGECO se estrutura a partir de uma única Área de Concentração, em Ecologia, desenvolvendo quatro Linhas de Pesquisa: Ecologia de Comunidades e Ecossistemas, Ecologia de Organismos e Populações, Ecologia de Paisagem e Ecologia Teórica e Aplicada. Atualmente conta com 16 professores em seu quadro Permanente e três professores colaboradores.

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGECO) tem como objetivo formar mestres e doutores com entendimento dos princípios que regem os sistemas ecológicos, além das aplicações práticas dos conceitos ecológicos adquiridos.

O tema unificador do Programa é a ecologia, independentemente do grupo taxonômico, e dentro das linhas de pesquisa estabelecidas no curso, o profissional formado terá uma formação básica dos padrões ecológicos nos seus mais diversos níveis: ecologia de organismos e populações, ecologia de comunidades e ecossistemas, ecologia de paisagem e ecologia teórica e aplicada.

Os profissionais formados serão capazes de estudar os processos que regem a dinâmica dos organismos, ecossistemas e comunidades, além de avaliar os impactos da ação humana na natureza e atuar no manejo e conservação da biodiversidade. O curso é voltado para formar profissionais críticos que tanto possam atuar na academia quanto em contato direto com a sociedade civil, de modo inter e multidisciplinar.

Espera-se que após se formarem no Programa de Pós-Graduação em Ecologia, os mestres e doutores egressos do referido Programa tenham como característica distintiva a capacidade de produzir estudos originais sobre os mais diversos temas em Ecologia básica e aplicada. Tal capacitação lhes garantirá participação ativa e relevante no cenário das discussões atuais em ecologia, em âmbitos nacional e internacional, tanto por meio da produção de trabalhos científicos de alto impacto em revistas científicas na área de Biodiversidade, quanto em eventos científicos representativos.

Esse perfil pressupõe a formação de grupos de estudo e de pesquisa coesos e dinâmicos, dispostos a compartilhar dados, informações e conhecimentos como forma de crescimento da própria UFPA, dentro de uma visão sistêmica de trabalho.