VI SEMINÁRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA BELÉM DE 18-22 DE OUTUBRO DE 2021.

 

 

Cronograma Completo AQUI!

 

O 2º Simpósio de Ecologia (II SIMECO) tem como eixo temático "Ecologia em foco" e irá discutir alguns resultados do projeto PROCAD-Amazônia das Universidades parceiras UFAC/UFPA/UFLA, que está em andamento na Reserva Extrativista (RESEX) Chico Mendes, bem como abordar recentes avanços teóricos e desafios nas pesquisas em Ecologia no Brasil.

 

O evento será realizado nas datas de 04, 05, 06 de novembro de 2020 de forma virtual e contará com a participação de palestrantes de todo Brasil.

 

Para inscrições e maiores informações acessar o link https://www.even3.com.br/2simeco/

 

Professores do PPGECO (Joice Ferreira, Leandro Juen, José Max Oliveira Júnior e Jos Barlow) junto com outros colegas, publicaram essa semana um artigo na Science. Nele mostraram que grandes ganhos de conservação são possíveis para ecossistemas de água doce ameaçados.

 

 A pesquisa é descrita no artigo ‘Integrated terrestrial-freshwater planning doubles conservation of tropical aquatic species’ e está disponível no site https://science.sciencemag.org/content/370/6512/117.

 

O PPGECO parabeniza os autores pelo trabalho!

 

Pesquisadores brasileiros de 26 Instituições de Ensino e Pesquisa (entre eles quatro docentes do PPGECO) publicaram um artigo na Journal of Applied Ecology mostrando quanto os ecossistemas aquáticos estão sofrendo com as alterações ambientais causada pelas ações humanas. 

Aqui é possível encontrar os principais resultados e descobertas do trabalho.

Como programação da disciplina de Avaliação de Impactos Ambientais, ofertada pelo PPGECO/UFPA/EMBRAPA (pelos docentes José Max e Quêzia Guerreiro), convidamos aos interessados para participarem da palestra “Conceitos e Prática de Avaliação de Impactos Cumulativos” no dia 17/07/2020 às 09:00h (via Google Meet), a ser proferida pelo prof. Dr. Luis Enrique Sánchez.

O PPGECO lança as disciplinas internacionais de 2019:

 

DISCIPLINA 1: METACOMMUNITY ECOLOGY - Dr. Karl Cottenie da University of Guelph

 

DISCIPLINA 2: BIOLOGIA E IDENTIFICAÇÃO DE ODONATA  - Dr. Javier Muzón da Universidad Nacional de Avellaneda

 

DISCIPLINA 3: MODELAGEM DE NICHO ECOLÓGICO E DISTRIBUIÇÃO DE ESPÉCIES -  Dr. Santiago José Elias Velazco do Instituto de Biología Subtropical da Argentina 

Belém, 23 de outubro de 2018.

Ontem (22/10) no auditório Arlindo Pinto, do Instituto de Ciência Biológicas da UFPA ocorreu a abertura do III Seminário de Pós-graduação em Ecologia (http://www.ppgeco.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/Eventos/IEncontro/PROGRAMACAO.pdf) e do XV Seminário de Pós-graduação em Zoologia (http://ppgzool.propesp.ufpa.br/index.php/br/agenda/eventos/262-xiv-seminario-do-programa-de-pos-graduacao-em-zoologia). O objetivo do evento é realizar uma avaliação de acompanhamento dos projetos de dissertações e teses que estão sendo desenvolvidas pelos discentes dos PPGs. Os alunos após fazerem as apresentações públicas são arguidos por professores e pesquisadores de diversas áreas e especialidades, muitos dos quais são referência internacional em suas áreas de atuação.

Esse ano a novidade foi a criação do I Encontro de Ecologia (link: http://ppgeco.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/Eventos/IEncontro/PROGRAMACAO.pdf), buscando integrar mais a graduação com a pós-graduação, dando oportunidade para os alunos assistirem palestras, participarem de minicursos e apresentarem seus trabalhos na forma de banner ou apresentação oral.

A mesa de abertura foi composta pela Profa. Dra Maria Iracilda Sampaio Pro-reitora de Relações Internacionais, no ato representando o magnífico reitor Prof. Dr Emmanuel Zagury Tourinho; Profa. Dra Janice Muriel Fernandes Lima da Cunha, Diretora de Pós-graduação, no ato representado o Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa (PROPESP) da UFPA Prof. Dr Rômulo Simões Angélica; Profa Dra. Jeannie Nascimento dos Santos, Diretora Adjunta do Instituto de Ciências Biológicas; Profa Dra Thaísa Sala Michelan e Prof. Dr Marcos Pérsio Dantas Santos, coordenadores dos programas PPGEco e PPGZoo.

Os coordenadores dos PPGs fizeram questão de reforçar a importância e o apoio que os programas tem recebido da reitoria, Propesp e do ICB. Mesmo em um cenário de dificuldades financeiras que as instituições públicas de ensino e pesquisa vem passado, conseguem dar apoio e incentivo para os programas organizarem um evento desse porte. Ao longo da semana serão 91 apresentações dos discentes dos programas, sendo 58 alunos de mestrado e 33 de doutorado que serão arguidos por 17 avaliadores. O evento da graduação conta com 121 alunos inscritos e apresentação de 33 trabalhos científicos.

Ao longo da semana serão várias apresentações e discussões importantes sobre ciência. Maiores informações podem ser obtidas nas páginas dos programas PPGZOOL (http://ppgzool.propesp.ufpa.br/index.php/br/) e PPGECO (http://ppgeco.propesp.ufpa.br/index.php/br/)