O PPGECO, buscando aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, realizou na última semana uma autoavaliação com os discentes e egressos do programa. Um dos principais pontos positivos foi a grande participação dos discentes. Mesmo não sendo obrigatório, 90% dos discentes e egressos responderam o questionário.

 

Alguns dos itens avaliados tratavam i) da formação que o programa está ofertando, ii) da importância de se publicar, iii) do que está impedindo a publicação dos trabalhos das dissertações e teses dos alunos, e iv) se hoje eles se sentem preparados para publicar seus trabalhos. Além disso, foi questionado sobre os pontos positivos e negativos referentes ao programa, e como o mesmo poderia atuar para ajudá-los no processo de publicação. Por último, cada aluno foi estimulado a realizar uma autoavaliação sobre sua dedicação na elaboração dos seus produtos acadêmicos, sua interação com o laboratório, seu envolvimento com os projetos de pesquisa e com seu orientador, bem como o suporte recebido em termos de estrutura e orientação.

O feedback foi muito positivo e nas próximas semanas iremos analisar as informações recebidas e repassar para discentes e docentes. Recebemos muitas avaliações positivas do Programa e sugestões interessantes para melhorar nossos pontos fracos, algumas relativamente fáceis de serem implementadas ou aprimoradas. Certamente, essa autoavaliação servirá de balizamento para ações futuras do PPGECO. Nas próximas semanas os principais pontos serão apresentados para os discentes e docentes do programa.

Aproveitamos para agradecer a todos que participaram e aos docentes que estimularam seus orientados a responderem o questionário. Essa interação é muito saudável e só conseguiremos construir um Programa de excelência com a contribuição de todos.